Saiba como funciona a segurança patrimonial

A segurança patrimonial consiste no conjunto de atividades, medidas e práticas de segurança privada que, quando exercidas, são capazes de manter o patrimônio de uma instituição livre de danos, interferências ou perturbações. Este tipo de segurança tem por finalidade garantir a integridade física das pessoas e o patrimônio da empresa.

Para isso, conceitua-se como patrimônio todos os bens, o poderio econômico e tudo aquilo que tenha expressão econômica para a organização. Nesse contexto, os danos, geralmente, estão relacionados a perdas materiais. Estas consistem em furtos, roubos, acidentes ou qualquer outro tipo de ocorrência capaz de causar prejuízo material à instituição.

segurança_patrimonial

As atividades da segurança patrimonial podem varia de acordo com a necessidade e a cultura organizacional da empresa. Porém, basicamente, pode-se resumir suas atividades em quatro grupos:

 

– Atividade de vigilância patrimonial;

– Atividades de segurança física;

– Atividades de segurança eletrônica;

– Atividades de inteligência.

 

A segurança patrimonial tem como objetivo principal prevenir ou reduzir perdas patrimoniais, além de controlar riscos à integridade física das pessoas. Por esta razão, ela se torna importante para as instituições e o investimento, de forma preventiva, se torna necessário.